GRUPO CORAL



C


Breve historial do Grupo Coral 


    O Grupo Coral da ARPIAC, é herdeiro de um grupo nascido em 1989, que se designava por "Grupo Coral de Alegria e Saudade".

Surgiu da iniciativa do maestro Manuel dos Santos e do organista Marcelino, que incentivaram um grupo de associados e associadas a constituí-lo, dando assim os primeiros passos para a sua formação.

Posteriormente passa a ser dirigido pela maestrina Natália que, em 1999 deu lugar à maestrina Aida Martins.

Passou por algumas formações diferentes e em 2003,com a criação da Academia Sénior, instalada na Rua Elias Garcia- Complexo do Zambujal, Cacém, onde o Grupo já tinha feito todo o seu percurso anterior, passou a integrar as Actividades Culturais da Academia,  passando a designar-se "Grupo Coral da ARPIAC".

Em 2004,o Grupo Coral passa a ser dirigido pelo meastro Paulo Taful,a quem se juntam os músicos Hugo Janota no orgão e o já falecido Luís Miranda,em instrumento de sopro.

É um coro misto, composto na sua totalidade por coralistas que, ao mesmo tempo, são sócios da ARPIAC e alunos da Academia Sénior.

Tem por objectivo a interpretação e divulgação de actividades culturais e musicais, especialmente música oral.

O Grupo continua a crescer, participando em Encontros de Coros, em eventos da Associação, actuando em Instituições sempre que é convidado, levando o nome da ARPIAC muito para além do Distrito de Lisboa.

O Grupo Coral, que começou apenas com cerca de 14 elementos, cresceu, tornou-se adulto, contando presentemente com 34 coralistas.

Em 2009, gravou o seu primeiro CD.

Em suma, os seus quase 23 anos de vida deram-lhe maturidade e experiência, tornando-se num Grupo reconhecido publicamente pela sua qualidade, aplaudido de pé nas suas actuações e engrandecendo o nome da Instituição, que orgulhosamente ostenta no seu estandarte.

EST